Tenho-me deparado com uns quantos artigos a defender o ponto de vista da proposta feita pelo WHATWG ao W3C para a adopção do que chamaram (x)html 5 como próxima versão do (x)html.

O que me espanta é a forma como do lado do WHATWG apoiam a ideia que a próxima versão do (x)html deve ser “compatível” com as versões anteriores (html 4.01 e xhtml 1.0). Do meu ponto de vista esta é uma oportunidade de resolver os vários problemas do (x)html ao nível semântico, que se traduzem, por exemplo, na amalgama de informação de apresentação que é possível especificar (ocorre-me o <font>, que me choca ainda ver a ser utilizado com alguma frequência[1][2] nos tempos que correm). Olhando para trás (nos tempos pré-CSS e pré-javascript normalizado), espalhar por um documento de hipertexto informações relativas à sua apresentação ou comportamento fazia perfeito sentido na perspectiva em que não havia outra forma de o fazer, mas continuar a insistir nisso em novas versões da norma parece-me mal.

Manter a compatibilidade com as versões actuais do (x)html é essencial, mas isso não se vai perder (os motores de renderização actuais não vão desaparecer…). O necessário é que futuros browsers suportem, além da futura especificação, também as especificações actuais.

O W3C também tem pensado na próxima versão do (x)html (aka, xhtml 2.0), que não vai minimamente de encontro ao dito (x)html 5.0 do WHATWG.

Do que conheço do xhtml 2.0, vai muito mais na direcção que eu gostaria de ver a Web semântica a tomar. Ao contrário do (x)html 5, o xhtml 2 restringe-se ao âmbito de um documento de hipertexto, definindo apenas elementos que fazem sentido nesse contexto (títulos, secções, parágrafos, objectos, etc). O (x)html 5, por outro lado, estende o (x)html que conhecemos adicionando-lhe novos elementos e modificando o significado de alguns elementos já existentes (o que, aliás, nem é coerente com o desejo de manter compatibilidade com versões anteriores).

Sobre todo este tema, encontrei no xhtml.com um artigo bastante lúcido, que gostei de ler.

[1] http://www.cgd.pt/
[2] http://www.clix.pt/