Passei há poucos dias por uma loja da Nokia para “brincar” um pouco com o N80 e com o E61. Ando de olho neles, sobretudo, quando é que os preços descem! :)

As primeiras impressões surpreenderam-me, escreve-se bastante bem no N80 (contrariamente ao que tenho lido), mesmo usando apenas uma das mãos, algo que não consigo fazer com o meu velhinho 7650.

Inesperadamente, não gostei muito da escrita no E61, o teclado querty ajuda, mas os polegares (que são os dedos mais úteis para teclar, se não quisermos pousar o telemóvel numa mesa) parecem não conhecer o sítio das teclas tão bem como os outros dedos o conhecem :) e a falta de escrita inteligente também desorienta um pouco.

Em termos de ecrã, realmente nota-se a diferença de resolução, e o N80 sai claramente a ganhar. O E61 tem um ecrã maior, mas essa vantagem perde-se com a sua resolução, bem mais baixa. Por outro lado, o E61 deve ganhar em tempo de autonomia, mas isso só “no terreno” é que poderia comprovar.

Algo que me desiludiu no N80 foi o facto de não ter a tradicional entrada audio de 3.5mm. Para ligar uns auriculares normais, ou uns auriculares de telemóvel, torna-se necessário um adaptador. Entretanto vi referências a que um adaptador desse género é incluido na caixa, mas ainda não consegui verificar se os vendidos em Portugal também incluem esse acessório. Em qualquer dos casos, a utilização como leitor de mp3 não fica em risco.

Ao procurar mais informações encontrei duas reviews interessantes: N80, E61.

Actualização: Como alguém muito bem referiu, a escrita inteligente simplesmente não faz sentido num teclado querty! De qualquer das formas, no que toca a teclados de telemóvel (ie, pequenos), ainda acho que me arranjo melhor com teclados de menos teclas mas com escrita inteligente. A não ser talvez se se estiver a falar de outro tipo de aparelhometros ;)