Em termos de desenvolvimento de aplicações Web começo a estar um pouco farto de PHP. Não que ele mereça, conheço talvez as suas limitações suficientemente bem para querer arranjar outras formas de desenvolver para a Web, mas também tenho consciência que nenhuma solução resolve todos os problemas (ou seja, o que me deve faltar, na realidade, é de variar no tipo de problemas que geralmente tenho para resolver :)

Também já fiz algumas coisas em JSP em tempos, mas não gostei muito da experiência. Estou certo que o facto de ter arrancado logo à partida com uma plataforma como o struts também não ajudou muito. Em termos de operacionalização achei o Tomcat um pesadelo (não admira que sejam tão poucos os serviços de alojamento a oferecer JSP em comparação aos que oferecem PHP).

Comparando o desenvolvimento que fiz em PHP com o que fiz em Java, consigo ver algumas diferenças. O desenvolvimento em Java resultou num código muito mais estruturado, mas por outro lado teve uma curva de aprendizagem muito mais frustrante. Apesar da separação entre as várias camadas da arquitectura ter sido mais natural que em PHP o código produzido nem sempre foi mais limpo. Entre os dois tenho, ainda assim, preferido PHP, onde consigo ser mais ágil, mesmo usando uma das várias frameworks que por aí existem.

Tudo isto para dizer que me encontro em busca de uma outra forma de desenvolver sítios Web, em que encontre um melhor equilíbrio entre flexibilidade e estrutura. Do que tenho lido, vêm-me à mente Ruby e Python como potenciais candidatos.