Tenho tentado informar-me sobre o Processo de Bolonha mas torna-se difícil chegar a conclusões. Apesar de todas as instituições de ensino seguirem as mesmas linhas mestras cada uma tem diferentes propostas de reformulação dos seus cursos.

No entanto, o MCTES e a DGES disponibilizam o fundamental em termos de documentos.

No caso da FEUP, que me toca mais de perto, a reformulação dos cursos parece estar orientada no seguinte sentido:

  • As actuais Licenciaturas vão ser sub-divididas em dois ciclos. O primeiro ciclo, de três anos, confere um diploma que, em teoria, permitiria exercer alguma actividade mas que na prática não pretende conceder todos os conhecimentos necessários ao exercício da Engenharia. O primeiro ciclo passa a tomar o nome de Bacherelato ou Licenciatura, enquanto que o segundo ciclo, de dois anos, não tem um nome próprio mas quando em conjunto com o primeiro ciclo toma a designação de Mestrado Integrado. Na prática, são mantidos os cinco anos de formação.
  • Todos os cursos terão que seguir o sistema de créditos ECTS, como aliás já acontecia. No entanto, apesar da reformulação dos cursos de Licenciaturas em Mestrados Integrados, a quantidade de créditos por curso manter-se-á sensivelmente a mesma.
  • Os actuais Licenciados não ficam com equivalência a Mestrado, no entanto, o número de créditos que têm é equivalente ao número de créditos de quem possua um dos novos Mestrados Integrados.
  • Quem possua actualmente um Mestrado terá um título equivalente a quem o venha a obter por Mestrado Integrado, mas existirá uma diferença de créditos substancial entre os dois.
  • Ainda não é certo que os Mestrados Integrados arranquem já em Outubro, mas os actuais Mestrados devem continuar ainda por, pelo menos, mais um ano lectivo.