Personal website of Filipe Figueiredo Correia
Uma questão que coloquei a mim próprio quando iniciei este blog foi em que idioma escrever.
Português foi a escolha mais simples, e que me libertou de algumas preocupações linguísticas. Tenho a noção que escrever em inglês faria com que chegasse a um número de pessoas bem maior (mas verdade seja dita, não tenho escrito nada que seja assim tão importante para o mundo :)
No entanto, há algumas escritas da investigação de doutoramento que gostava de partilhar com mais pessoas, o que torna o inglês uma alternativa mais interessante.
Agora, põe-se a questão, como é que se faz a transição de um blog que tem estado consistentemente em português (fora uma excepção recente), para um que passa a ser escrito em inglês? vai ficar aqui uma mistura de línguas que não me agrada nada. Criar um segundo blog noutro endereço também não me agrada, porque desdobro a minha identidade em dois URLs.
Alguma sugestão? Decisões… decisões…
You've reached the personal website of Filipe Correia. Software Engineer and Researcher with an inclination to agile methods, design patterns, architecture, collaborative systems and information science.
Dextro
August 9th, 2008 at 22:01
Dividir o blog em duas categorias raiz: uma para conteúdos em inglês e outra para conteúdos em português possivelmente
Filipe Correia
August 9th, 2008 at 22:20
Hmmm, e como farias em relação a todo o restante texto, que não sejam artigos? (ex, datas, títulos na barra lateral, etc)
Teriam também que ser apresentados em línguas diferentes, de acordo com a categoria escolhida.
Diogo Gomes
August 9th, 2008 at 22:46
Estou com o Dextro,
Não inventes problemas onde eles não existem… a ideia toda é criar conteudo e se o conteudo faz sentido em ingles, publicas em ingles… se pelo contrario é um comentario que só portugueses vao compreender publica em portugues… nao te preocupes com barras laterais e titulos… as pessoas que leem blogs ja sao sufecientemente crescidas para perceberem ;) mesmo assim recomendo que o “base” seja ingles… os portugueses não se sentem intimidades e um estrangeiro pode-se sentir algo intimidado com o “Comentar” em vez de “Comment” ;)
Filipe Correia
August 9th, 2008 at 23:17
Pois, eu sei que é essa a abordagem mais comum (e também concordo que é a mais simples). Mas, em todo o caso, não me agrada. Faz-me lembrar alguns sítios Web multilingue com que às vezes me cruzo, que têm a língua principal bem abastecida de conteúdos, e as línguas secundárias com pouca coisa, ou com conteúdos na língua “errada”.
Se conseguisse evitar isso… melhor.
António Afonso
August 10th, 2008 at 12:09
Porque não criar um blog apenas para a tese, eu tenho um apenas para esse efeito.
Filipe Correia
August 10th, 2008 at 15:37
António: Na perspectiva de, ao terminar a tese, também deixar de adicionar conteúdos ao blog? Não perde um pouco a piada assim? :)
Pensando melhor no assunto, acho que o que precisava era de um plugin para o wordpress que alterasse a língua em uso, com base na data de publicação dos conteúdos. Ou seja, tudo o que esteja para trás de determinada data seria apresentado em português, e tudo o que esteja daí para a frente seria apresentado em inglês. Não encontrei um plugin como este já feito, mas ainda hei-de ver se custará muito fazer um.
Hugo Ferreira
August 13th, 2008 at 0:01
Pah… Nisso eu não sou fundamentalista. A língua internacional da comunidade cientifica, neste momento, é o Inglês. Se queres que o teu blog seja lido por toda a gente, passas ao Inglês. Ficam duas línguas? É verdade, deixa lá :-)
desfocado
August 20th, 2008 at 14:02
Olá,
Como és Português com um curso superior imagino que nem o Português nem o Inglês te assustem. Assim sendo, a escolha envolve:
– nacionalismo (há gente que quer escrever em Português simplesmente para divulgar a língua)
– público-alvo (se queres mais ou menos gente a olhar para o blog e respectivo mais ou menos spam)
– objectivo do blog (se for para comentar política Portuguesa por exemplo não faz (muito) sentido fazê-lo em Inglês).
No final a escolha é tua e o que importa é o conteúdo.
Os meus euro-cêntimos ;)
sergio
December 6th, 2008 at 23:30
gostei desse site muito bom mesmo