Personal website of Filipe Figueiredo Correia
Vou brevemente arrancar com um pequeno projecto em que um dos requisitos será utilzar uma linguagem funcional. Existindo a necessidade de trabalhar com comunicações e com alguma concorrência, tenho andado a olhar para Erlang. A minha experiência com linguagens funcionais tem sido reduzida, aliás, nula, se pensarmos que XSLT e Python têm influências de linguagens funcionais, mas não são linguagens funcionais em si mesmas, por isso estou com alguma curiosidade em ver no que isto dá.
A ideia passa por ter uma aplicação em C# (Mono + MonoDevelop) a falar com um servidor em Erlang, coisa que ainda não estou certo que seja fácil, apesar de haver alguns indicadores de que deverá ser possível.
Para já estou em busca do IDE certo para o módulo em Erlang. Em princípio, devo-me ficar pelo Erlide (um plugin para o eclipse), já que o Erlybird funciona em cima do NetBeans (em relação ao qual não tenho nada contra, mas entre este e o Erlide, prefiro rentabilizar a experiência que tendo com o eclipse) e o Distel não é um verdadeiro IDE (eu até gosto do emacs como editor, mas por muita boa vontade que tenha, aquilo, de facto, não é um IDE).
You've reached the personal website of Filipe Correia. Software Engineer and Researcher with an inclination to agile methods, design patterns, architecture, collaborative systems and information science.
Alcides Fonseca
March 2nd, 2008 at 21:23
Apesar de também achar o Erlang engraçado, se precisas de .NET, já pensaste em usar F#? Também me parece muito nice!
Eduardo Ramalho
March 2nd, 2008 at 22:08
E que tal a linguagem Scala?!? Será que não serve?
http://www.scala-lang.org/
Filipe Correia
March 2nd, 2008 at 22:19
@Alcides:
Diguemos que a minha opção seguinte :)
Estou com vontade de experimentar em primeira mão as potencialidades do Erlang em termos de concorrência, por isso vou tentar primeiro por esta via. A vantagem que vejo no F# é que tenho a vida simplificada em termos de integração com outras linguagens .net (e mono), que é o meu objectivo neste trabalho, mas provavelmente no futuro não consigo tão facilmente integrar com linguagens além dessas.
Acho que vai depender de como correr a experiência com o OTP.NET.
Filipe Correia
March 2nd, 2008 at 22:31
@Eduardo:
Não parece ser uma má hipótese. Parece, inclusive, que em termos de IDE não ficaria mal servido.
Olifante
March 4th, 2008 at 19:42
O Erlide não é muito estável – a shell de Erlang deixa frequentemente de responder. No emacs, o ping-pong entre a Eshell e o ficheiro que estamos a editar funciona bastante bem, e o emacs parece ser o editor standard na comunidade Erlang. Ver http://bob.pythonmac.org/archives/2007/03/14/erlang-mode-for-emacs/ e http://jjinux.blogspot.com/2007/05/os-x-aquamacs.html