Comentários em: Da escalabilidade de uma equipa https://blog.invisivel.net/2008/04/09/da-escalabilidade-de-uma-equipa/ Escrito a tinta invisível porque, o essencial, é invisível ao olhar. Wed, 07 Jan 2009 09:15:04 +0000 http://wordpress.org/?v=2.6 Por: Filipe Correia https://blog.invisivel.net/2008/04/09/da-escalabilidade-de-uma-equipa/#comment-804 Filipe Correia Thu, 10 Apr 2008 14:27:47 +0000 https://blog.invisivel.net/2008/04/09/da-escalabilidade-de-uma-equipa/#comment-804 Caro Pedro Alves, assino por baixo, integralmente :) Mas isto faz com que me surja uma outra questão. Qual é a solução então? Assumindo que uma dada empresa tem como valores a agilidade e a inovação, qual deve ser o seu "plano de crescimento"? Por alguma razão, parece-me que muitos empregados (e chefes, com certeza) aceitariam de mau grado uma empresa que se declare como não pretendendo crescer. Por questões culturais, ou apenas pelo perfil de cada um, acho que nem todas as pessoas encaixam igualmente bem numa empresa desse género. Talvez por isso existam poucas... Caro Pedro Alves, assino por baixo, integralmente :)

Mas isto faz com que me surja uma outra questão. Qual é a solução então? Assumindo que uma dada empresa tem como valores a agilidade e a inovação, qual deve ser o seu “plano de crescimento”?

Por alguma razão, parece-me que muitos empregados (e chefes, com certeza) aceitariam de mau grado uma empresa que se declare como não pretendendo crescer. Por questões culturais, ou apenas pelo perfil de cada um, acho que nem todas as pessoas encaixam igualmente bem numa empresa desse género. Talvez por isso existam poucas…

]]>
Por: Alves https://blog.invisivel.net/2008/04/09/da-escalabilidade-de-uma-equipa/#comment-803 Alves Wed, 09 Apr 2008 17:49:36 +0000 https://blog.invisivel.net/2008/04/09/da-escalabilidade-de-uma-equipa/#comment-803 É de facto um excelente artigo e no qual me revejo completamente, após ter experienciado na pele como é trabalhar numa empresa com 200 empregados, outra com 500 empregados e ter entrado para uma quando só tinha 4 empregados. O que posso dizer sobre isto é muito simples: a probabilidade de voltar a trabalhar num empresa com mais de 150 empregados é extremamente diminuta. De facto, já concluí há muito tempo que é muito difícil manter elevados níveis de inovação à medida que a empresa vai crescendo. A tendência será inevitavelmente para mecanizar os processos, obter economias de escala, sugar até ao tutano as "fat cows". Para sugar "fat cows", não são precisas competências acima da média e a mediocridade começa-se a instalar. Noutro prisma, a realização pessoal é tremendamente superior pois as relações humanas que se estabelecem num pequeno grupo são únicas, o impacto que sentimos (e que temos!) no futuro da empresa dá-nos um boost incrível, quase viciante. É de facto um excelente artigo e no qual me revejo completamente, após ter experienciado na pele como é trabalhar numa empresa com 200 empregados, outra com 500 empregados e ter entrado para uma quando só tinha 4 empregados.

O que posso dizer sobre isto é muito simples: a probabilidade de voltar a trabalhar num empresa com mais de 150 empregados é extremamente diminuta. De facto, já concluí há muito tempo que é muito difícil manter elevados níveis de inovação à medida que a empresa vai crescendo. A tendência será inevitavelmente para mecanizar os processos, obter economias de escala, sugar até ao tutano as “fat cows”. Para sugar “fat cows”, não são precisas competências acima da média e a mediocridade começa-se a instalar. Noutro prisma, a realização pessoal é tremendamente superior pois as relações humanas que se estabelecem num pequeno grupo são únicas, o impacto que sentimos (e que temos!) no futuro da empresa dá-nos um boost incrível, quase viciante.

]]>