Vou brevemente arrancar com um pequeno projecto em que um dos requisitos será utilzar uma linguagem funcional. Existindo a necessidade de trabalhar com comunicações e com alguma concorrência, tenho andado a olhar para Erlang. A minha experiência com linguagens funcionais tem sido reduzida, aliás, nula, se pensarmos que XSLT e Python têm influências de linguagens funcionais, mas não são linguagens funcionais em si mesmas, por isso estou com alguma curiosidade em ver no que isto dá.

A ideia passa por ter uma aplicação em C# (Mono + MonoDevelop) a falar com um servidor em Erlang, coisa que ainda não estou certo que seja fácil, apesar de haver alguns indicadores de que deverá ser possível.

Para já estou em busca do IDE certo para o módulo em Erlang. Em princípio, devo-me ficar pelo Erlide (um plugin para o eclipse), já que o Erlybird funciona em cima do NetBeans (em relação ao qual não tenho nada contra, mas entre este e o Erlide, prefiro rentabilizar a experiência que tendo com o eclipse) e o Distel não é um verdadeiro IDE (eu até gosto do emacs como editor, mas por muita boa vontade que tenha, aquilo, de facto, não é um IDE).