Eu cheio do que fazer, com imenso trabalho em atraso, e o computador há-de me morrer nos braços. “Ok, não ha-de ser nada”, penso eu, “ainda consigo rapidamente substituir a peça que for preciso, sem que me afecte muito o andamento do trabalho”.

Infelizmente, estava errado. Passei ontem o dia em torno do PC sem perceber o que se passava. Os sintomas eram um computador com ventoinhas e leds ligados, mas com um ecrã preto e sem quaisquer avisos sonoros.

Uma substituição de motherboard depois (juntamente com memórias e processador..), os sintomas não eram exactamente os mesmos mas continuava sem funcionar, e já eram horas de fechar o dia.

Conclusão? A mais insuspeita. O interruptor do botão de reset avariou! Tendo em conta que não uso este botão tantas vezes quanto isso, ficou desligado da motherboard, e não penso mais no assunto.

Se têm de perguntar ;), a motherboard foi uma Fatal1ty F-I90HD, o processador um Core 2 Duo a 2Ghz, e as memórias umas OCZ DDR2 CL3. Nada de super-máquinas, apenas o suficiente para o dia a dia.

O melhor de todo o processo; o Ubuntu aguentou as mudanças de hardware apenas com um ligeiro pestanejar. Precisei de reconfigurar a placa gráfica, mas tudo o resto continuou a funcionar sem problemas. Já a partição do Windows, devo precisar de a reinstalar, e à conta disso não lhe pegarei tão cedo.