Ontem ou anteontem saiu o Visual Studio 2008; hoje reparo (via Pedro Santos) na publicação dos resultados de um inquérito sobre as funcionalidades mais pedidas do MonoDevelop.

Em relação ao Visual Studio, segundo a PC World, há a dizer que está aí a um preço engraçado (no sentido que me dá vontade de rir) — 800 USD. Os upgrades sempre são mais baratos, mas ainda assim, a preços muito pouco convidativos — 550 USD. Por outro lado, existe a versão express, gratuita, mas ainda não a explorei muito mais, após perceber que teria que sobreviver sem a integração com o NUnit. Ainda assim, ainda hei-de olhar melhor para ela, já que nenhuma das restantes alternativas é perfeita também.

Em relação ao MonoDevelop, parece que as minhas necessidades andam perto das da população em geral: debugger integrado, designers, e ferramentas de refactoring. Parecem-me ir na direcção certa pelo menos, mas ainda não estão bem lá.

Ultimamente tenho passado algum tempo no SharpDevelop, que vai servindo os propósitos, mas em relação ao qual começo a conhecer cada vez melhor as limitações (sendo a mais gritante a falta de uma janela de watch!). Entretanto vou fazendo figas para que saia proximamente uma versão estável do SharpDevelop 3, ou do MonoDevelop > 1.0 (o 1.0 parece estar já muito próximo, mas o debugger ainda não vem nesta versão).